Putos da Banda

O SÍTIO da música ao vivo da Capital. Agenda Cultural. Roteiros noctívagos. Reportagens de concertos. Sugestões diárias de postos de escuta em Lx. Bares, clubes e cabarets com boa música. Puxem uma cadeira e deixem-se estar, bebem alguma coisa?

quinta-feira, novembro 02, 2006

Badi Assad na Culturgest: 03-11-2006

"Mariângela Assad Simão, de seu nome de baptismo, – autora, guitarrista, cantora, percussionista –, nasceu em 1966 na cidade de São João da Boa Vista, São Paulo. O seu pai, músico amador, descendente de libaneses, decidiu em 1969 que a família se mudasse para o Rio de Janeiro para que os dois irmãos de Badi, Sérgio e Odair, tivessem lições de guitarra clássica. O duo Sérgio e Odair Assad já era célebre internacionalmente nos anos 80. Badi quis seguir os passos dos seus irmãos mais velhos, mas como começou por aprender piano, só aos 14 anos pegou na guitarra. Um ano depois já dominava o instrumento e subia aos palcos participando e ganhando concursos nacionais e internacionais.
.
Em 1989 gravou o seu primeiro disco, Dança dos Tons. Em pouco tempo apareceu ao lado de grandes músicos como Pat Metheny, Hermeto Pascoal, Milton Nascimento e Dori Caymmi.
Mas foi só em 1993, quando assinou contrato com uma editora americana, Chesky Records, que se iniciou a sua carreira internacional. Em 1994 gravou Solo, em 95 Rythms e em 97 Echos of Brazil. Em cada lançamento aumentava o seu prestígio internacional. Em 94 a revista americana Guitar Player considerou-a um dos dez jovens talentos que mais revolucionaram o uso das guitarras nos anos 90.
.
Em 2003 com os guitarristas americanos Larry Coryell e John Abercrombie gravou o CD Three Guitars, de novo para a Chesky Records. Na digressão que fez de apresentação do álbum na Europa, o trio actuou em 2004 no Festival de Jazz de Matosinhos.
.
Em 2005 grava o seu segundo disco no Brasil, Verde, para a Universal Music, com composições suas ao lado de “clássicos” da MPB ou temas de Björk ou dos U2. No Verão de 2005 actuou no Freeport de Alcochete, na primeira parte de um espectáculo de George Benson.
Com a sua voz dinâmica e electrizante, certamente ganhará novos admiradores com o novo disco solo, o sétimo de sua carreira, Wonderland – pelo selo alemão EDGE Music/DG (Universal Music).
.
A escolha do título Wonderland para o cd, referência ao nome original do clássico Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll, foi o contraponto irónico aos vários dramas humanos descritos nas letras das músicas. Mas sugere também que, apesar dos muitos problemas que permeiam a vida, é possível ainda encontrar beleza e poesia.
.
Badi é, sem dúvida, uma das mais interessantes e originais guitarristas, cantoras e compositoras brasileiras da nova geração."
.
Ficha Técnica
Voz, Violões e Efeitos vocais Badi Assad
Violoncelo Dimos Goudaroulis
Percussões Décio 7
.
SABER MAIS, AQUI:
.
21h30 · Grande Auditório · Duração 1h30 · 18 Euros (Jovens até aos 30 anos: 5 Euros. Preço único)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial